Categorias
Apoio Jurídico ao RH Startups

Por que RH para startups é uma coisa boa

A importância de ter uma boa equipe de RH (sendo própria ou com apoio externo) é fundamental para o sucesso da Startup, entenda o motivo.

O RH não precisa ser um estrangulamento para startups em crescimento e empresas de pequeno e médio porte. Existem maneiras de organizar seus recursos humanos e contratações, mantendo a flexibilidade.

Veja por que startups e pequenas e médias empresas devem adotar RH estruturado e processos de recrutamento:

Por que as startups precisam de algumas funções de RH

Startups contam com uma cultura de negócios flexível.

O RH estruturado e as práticas de recrutamento não são as primeiras coisas que eles priorizam, porque os executivos os vêem como terríveis “corporativos”, destruidores de cultura que ameaçam a inovação e a flexibilidade. Portanto, desenvolver bons processos de RH e recrutamento geralmente fica em segundo plano.

Mas, quando não são verificados, os processos de RH e recrutamento não estruturados podem fazer mais mal do que bem. Eles podem promover ambientes de trabalho tóxicos , criar confusão e afetar negativamente o moral e a retenção dos funcionários .

As empresas que desenvolvem deliberadamente uma forte função de RH mostram que valorizam os funcionários e seus negócios. Essas empresas são melhores em:

•         Contratação de funcionários;

•         desenvolvimento de funcionários;

•         e retenção de funcionários.

Os processos de RH ajudam startups e pequenas e médias empresas a contratar funcionários

equipe de RH

Quando você investe em RH, é melhor contratando porque tem mais probabilidade de:

•         Crie cargos inclusivos e descrições que não sejam discriminatórias . A equipe de RH ajuda você a encontrar cargos e descrições de cargos precisos para atrair candidatos qualificados. Isso é fundamental para startups que buscam escalar e contratar equipes diversas .

•         Conduza entrevistas de emprego estruturadas . Contratar as pessoas certas é fundamental para pequenas empresas, e as entrevistas não estruturadas convidam ao preconceito nos processos de contratação. O RH e a equipe de recrutamento podem ajudar as startups a seguir processos estruturados de entrevista para classificar os candidatos com base em critérios justos e predeterminados.

•         Proteja as empresas de processos judiciais . A equipe de RH é a pessoa indicada para questões jurídicas – incluindo leis trabalhistas estaduais e federais. A equipe de RH ajuda você a entender a legislação complexa e o que ela significa para o seu negócio.

Os processos de RH ajudam startups e pequenas e médias empresas a desenvolver e reter funcionários

Startups com fortes práticas de RH estão melhor posicionadas para desenvolver e reter funcionários, e ambos são importantes para o crescimento dos negócios. Eles são mais propensos a:

•         Compense os trabalhadores de forma justa . Remuneração e benefícios são uma grande parte do RH. Sem profissionais de RH, as conversas sobre aumentos salariais são tensas e podem se resumir a como os gerentes “se sentem” em relação a um funcionário ou posição, em vez de saber qual é o valor de mercado justo para uma função. As práticas de remuneração justa também evitam que você desenvolva disparidades salariais entre homens e mulheres .

•         Invista na formação de gestores . As startups estão cheias de pessoas “ generalistas ” – funcionários que fazem muitas coisas. Esses generalistas muitas vezes se encontram em funções de gerenciamento, sem qualquer experiência formal de gerenciamento. O treinamento de gerenciamento é importante porque a qualidade de seus gerentes afeta diretamente se os funcionários decidem ficar com você ou abandonar o navio.

•         Preocupe-se com a cultura do local de trabalho . Os bons departamentos de RH e recrutamento analisam os funcionários de uma maneira que não parece policiamento. Eles consideram a experiência do candidato , conduzem check-ins de novas contratações e se reúnem com os funcionários regularmente. Isso cria uma cultura forte que alimenta uma marca empregadora forte , o que leva a melhores contratações.

•         Reconheça a necessidade de políticas . À medida que os negócios crescem, os novos funcionários podem encontrar novos problemas no local de trabalho: por exemplo, como gerenciar o ruído, processar despesas e gerenciar folgas remuneradas . Os departamentos de RH trabalham com os executivos para criar  políticas que respondam a essas perguntas de maneira uniforme. Isso ajuda a gerenciar pequenos conflitos antes que se tornem grandes.

•         Cultive planos de carreira . Quando as empresas atingem pelo menos 30 funcionários, descobrir como desenvolver esses funcionários torna-se fundamental para retê-los. O RH é o melhor braço da sua empresa para desenvolver programas de mudança de carreira para evitar a rotatividade, o que é caro e desanimador para o moral dos funcionários.

Leia nossos artigos relacionados:

  • Por que RH para startups é uma coisa boa
  • Princípios fundamentais de recursos humanos que você precisa saber
  • Os principais desafios de RH em empresas iniciantes
  • Desafios e erros comuns de RH em empresas iniciantes
  • Lista de verificação passo a passo do departamento de RH para startups
  • Recursos humanos para startups: o que você precisa saber

Como abraçar o RH sem perder sua cultura flexível

O RH é um reflexo da liderança de uma empresa. Contanto que você valorize a flexibilidade, você será capaz de estruturar um departamento de RH que seja criativo e flexível.

Aqui está o que você não precisa para construir e administrar um departamento de RH de sucesso:

1.       Jargão . O jargão afasta os funcionários, fomenta a desconfiança e diminui a produtividade . Os departamentos de RH devem se esforçar para se comunicar de forma clara, concisa e pessoalmente, sempre que possível.

2.       Seguindo “pelo livro” em todos os casos . As startups não precisam ter regras rígidas e rápidas que governam todos os aspectos da vida no escritório (por exemplo, códigos de vestimenta formais estão fora de moda).

3.       Um conjunto definido de ‘valores corporativos’. No nível corporativo, você pode precisar deles – já que geralmente há muitas divisões, funcionários e culturas em empresas maiores. Mas, como uma startup, os valores corporativos podem ser limitantes e podem mudar conforme sua empresa evolui.

4.       Um manual do funcionário . Você precisa de algumas políticas (por exemplo, licença médica , folga remunerada), mas, como uma startup, provavelmente não precisa de algo tão exaustivo quanto um manual do funcionário.

Aqui está o que você precisa fazer para desenvolver um departamento de RH inovador:

1. Contrate a equipe de RH certa

RH para startups é uma coisa boa

Esses funcionários serão os embaixadores da cultura de sua empresa, portanto, procure pessoas que a incorporem. Considere contratar pessoas que possam servir como:

•         Coordenadores de RH : Essa pessoa se reúne com os funcionários de maneira informal e regular e incentiva os gerentes e funcionários a resolverem os problemas entre si.

•         Recrutadores : Essa pessoa deve se reunir com os gerentes regularmente para ter uma ideia das qualidades que eles valorizam nos candidatos. Eles também devem ser capazes de identificar as necessidades de contratação de cada departamento, construir contatos com talentos e criar boas experiências de candidatos.

2. Incentive o envolvimento proativo de RH

A equipe proativa de RH faz o trabalho braçal para encontrar as pessoas cara a cara e aprender o que impulsiona o envolvimento dos funcionários. Isso fomenta a confiança no RH, em vez do medo. Funcionários proativos de RH:

•         Fazem check-ins regulares com os funcionários

•         Reúnem-se com candidatos

•         Boas-vindas aos novos contratados com talento.

3. Capacite sua equipe de RH

Uma equipe de RH com poderes é um grupo que não precisa ficar alternando entre executivos e funcionários para obter aprovação para tudo o que eles dizem. Eles são livres para representar os funcionários e compartilhar informações com eles. Seus objetivos de funcionários podem incluir:

•         Integrando funcionários corretamente

•         Medindo o envolvimento do funcionário

•         Comunicar-se com os funcionários sobre o que está acontecendo na empresa

•         Ser competitivo com remuneração e benefícios

•         Cultivar ativamente a cultura do escritório

Precisando de ajuda? Conheça nosso serviço de “Apoio Jurídico ao RH”, com ele te ajudaremos com:

  • Notificações e advertências de funcionários
  • Cálculo de Folha
  • Acordos Trabalhistas
  • Benefícios Concedidos
  • Representação Sindical
  • Supervisão nos processos de admissão e demissão

Clique aqui e entre em contato.